sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Como faço bariátrica pelo SUS?



Primeiro vamos analisar se tem alguma possibilidade de você ter indicação cirúrgica: 

De acordo com o ministério da saúde, as pessoas com indicação para bariátrica estão entre essas opções:
  1. indivíduos que apresentem IMC≥50 Kg/m2;
  2. indivíduos que apresentem IMC≥40 Kg/m², com ou sem comorbidades, sem sucesso no tratamento clínico longitudinal realizado, na Atenção Básica e/ou na Atenção Ambulatorial Especializada, por no mínimo dois anos e que tenham seguido protocolos clínicos;
  3. indivíduos com IMC>35 kg/m2 e com comorbidades, tais como pessoas com alto risco cardiovascular, diabetes mellitus e/ou hipertensão arterial sistêmica de difícil controle, apneia do sono, doenças articulares degenerativas, sem sucesso no tratamento clínico longitudinal realizado por no mínimo dois anos e que tenham seguido protocolos clínicos.
Calcule seu IMC aqui

Mas o que é IMC?
IMC é a sigla para Índice de Massa Corporal que serve para avaliar o peso do indivíduo em relação à sua altura e assim indicar se está dentro do peso ideal, acima ou abaixo do peso desejado.

Então, tem todos os requisitos? A próxima etapa é se inscrever no SUS!

Gente, não da pra negar que o processo geralmente é longo, complicado, tem que ter paciência e força de vontade, mas acho que tem que pensar assim: Vou tentar me inscrever e seguir o protocolo, se a espera for longa, é melhor começar a esperar agora, do que daqui a alguns anos começar esse mesmo processo e já ter mais problemas físicos e sofrer ainda mais, né? 

1- Cartão SUS



Você precisa estar cadastrado no SUS para ter acesso aos serviços, então, caso não tenha ainda, o primeiro passo é ir em um posto de saúde e fazer o cadastro pra receber o cartão do sus. 


2- Marcar consulta
O ideal é que você pergunte no posto de saúde mais próximo de sua casa o procedimento pra bariátrica e peça a marcação de uma consulta. No dia da consulta tente chegar cedo e vá preparado para demorar, pois pode ser que tenha uma fila e demore. Se você tiver, por acaso, exames e indicação de algum especialista solicitando a bariátrica, leve, já pode adiantar o processo. 

3- Cadastro em centro de referência
Depois que você tiver os exames solicitados pelo médico do SUS, que confirmam sua necessidade de bariátrica, você será orientado a fazer o cadastro em um centro de referência. Eu quase todos os estados há hospitais credenciados que realizam o procedimento. 
Acompanhe pelo site dos hospitais, telefone ou presencialmente, se eles estão realizando cadastros de pessoas interessadas em fazer o procedimento e se cadastre assim que possível. Nesses canais você também pode se informar as etapas específicas de cada hospital. 
A maioria das equipes que realizam esse procedimento solicitam que compareça a palestras de conscientização que passam informações sobre o procedimento, você também deverá se informar se esse é o caso do hospital que fará o seu.

4- Avaliação médica
Nesses hospitais o paciente passa por uma série de procedimentos clinicos e psicoterápicos. Provavelmente será avaliado por cirurgião, endocrinologista, nutricionista, psicólogo ou psiquiatra (ou ambos), pneumologista, cardiologista e, dependendo do caso, outros especialistas. 

5- Perda de peso
Pra se habilitar a cirurgia, você provavelmente também deverá perder peso, geralmente pedem que você perca em torno de 10% de seu peso para reduzir riscos de complicações e começar a se adaptar a mudança de hábitos. Essa meta de perda de peso ajuda também para que as pessoas mais comprometidas possam realizar primeiro o procedimento. 

6- Avaliação pré cirurgica
Momento de se verificar o risco do procedimento. 
Você vai passar por uma bateria de exames e avaliações, inclusive psicológicas, onde você deverá receber um laudo informando que você está apto para realizar o procedimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário